quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Um pouco de seriedade também faz bem

Ser biólogo encontra um empecilho gigantesco em alguns momentos no que diz respeito à uma de suas bases (provavelmente o principal pé sustentador da biologia moderna): a evolução.

Um dia com certeza eu vou acabar vindo aqui explicando para todo mundo porquê evolução é um fato, o significado correto do termo Teoria da Evolução (teoria não é algo que não foi comprovado, na ciência é um conjunto de idéias ou algoritmos que explicam e determinam um fenômeno) e outras coisas relacionadas ao tema.

Porém, como sempre acontece quando se discute evolução, acaba-se chegando no ponto se Deus existe ou não. Bom, também não quero falar sobre isso agora (nem entendo o porquê desta discussão, já que a evolução não é, como diz alguns, o dogma central do ateísmo).

Então você se pergunta: é o segundo post dele hoje, e até agora só falou do que não quer falar. Então porque perco meu tempo aqui? Bem, porque agora sim falarei o que vim para falar (cacofônico não???).

Então, discutia eu evolução pela internet quando, como ja disse antes, a discussão chegou neste ponto: existência ou não de Deus. Depois de algum tempo por este caminho, me deparei com um argumento que sempre escuto: se você é ateu, de onde vem seu conceito de moral? Qual o padrão para determinar o que é certo ou errado para você?

Bom, acho que todo ateu dá mais valor à filosofia e à formação pessoal que pessoas religiosas no geral. Portanto, sem maiores delongas, digo que a moral é dita pela sociedade e pela reflexão e consciência de que nós a compomos e a moldamos de acordo com o que melhor convém ao grupo.

Para exemplificar como este argumento é usado exaustivamente e em parte a origem da nossa "moralidade atéia" (isto não está entre aspas à toa) peguei este vídeo do Youtube, do Atheist Experience. Para quem não sabe é um programa de interatividade com o telespectador, feito pela fundação ateísta de Austin, nos EUA. As pessoas ligam, discutem e fica por isso mesmo (de vez em quando rola um quebra pau pelo telefone).

É um bom exemplo sobre como a moralidade é para nós ateístas. Apesar de não concordar com tudo no vídeo, a idéia central está lá. Por favor, seria bom que todos vissem....

2 comentários:

  1. Isso me lembra nosso grande amigo Fernandinho...que aliás deve ter caído do céu neh!, não fosse ele, nem nos conheceríamos (mas confesso que ele me tirou do sério hauahuha)

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, se eu tivesse saco e tempo voltava no topico (q nem existe mais provavelmente) e postava isso pra ele...

    ResponderExcluir