quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Um pouco de biologia faz bem

Três pessoas postam neste blog. Duas são biólogos em formação e uma um geógrafo. Como nunca tem nada das nossas áreas (e como eu estou lendo um livro sobre evolução) resolvi postar algo de biologia aqui. O voô dos estorninhos.

Mas você, pobre infeliz (ou feliz, depende do referencial) que não faz biologia e foi criado pela vovó em um apartamento não sabe nem o que é uma goiabeira, quanto mais um estorninho. Então lá vai. Estorninho é uma ave, Passeriforme (como 50% desses bichos) que é muito comum em várias regiões do globo, sendo que é originário da Eurásia.

E porque eu resolvi postar isso agora? Bom, no livro é citado estes belos animaizinhos voando como um exemplo de organização local influenciando o sistema de organização global.

O vôo deles é coordenado sem nenhum líder aparente, e às vezes bandos de milhares conseguem fazer o que está no vídeo abaixo e ninguém se machuca. A densidade das aves em cada ponto do bando não é tão distinta assim e sem nenhum tipo de organização maior ou liderança eles conseguem realizar estes padrões de manobras de forma perfeita. No mais é isso mesmo. Como eu gosto de biologia (embora prefira moléculas à animais e plantas) acho isto muito legal. Se você não gostou, de boa, azar o seu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário