terça-feira, 3 de maio de 2011

Pequeno Nicolau

Muito provavelmente já falei deste filme no mínimo umas três vezes para cada pessoa que conheço. Mas ele é muito bom, então como não lembro de ter colocado aqui, fica a dica de filme: O Pequeno Nicolau.

Nicolau aparentemente não tem com que se preocupar. É filho único com pai que está querendo uma promoção e sua mãe, nas palavras do próprio Nicolau, nasceu para para ser mãe. Cheios de problemas são os amigos de Nicolau na escola, que cobrem todos os estereóripos clássicos: o que estuda pouco (CLOTÁRIO!!!!), o que estuda demais, o comilão, o que briga, o riquinho mimado, etc. E é por isso que quando a professora de Nicolau pede um texto sobre o que eles querem ser quando crescerem que Nicolau percebe que não tem a mínima idéia.

Amadurecer para ele nunca foi um fato a ser considerado. Sua vida é tão perfeita e plena que quando suspeita que sua mãe está grávida e que um irmão irá chegar e inspirado pela história do Pequeno Polegar, Nicolau decide que tem duas opções: ou foge de casa ou dá um jeito de sumir com seu futuro irmão. E é sobre este ponto que a história se desenvolve, sem nunca perder de vista a inocência e a visão de mundo dos meninos. Ao mesmo tempo somos apresentados a problemas que passam desapercebidos pelo garoto. A visão adulta, apesar de não ser a principal também é apresentada.

Porque o filme é bom? Porque hoje em dia, quando qualquer filme aparece cheio de efeitos faz bem ver um filme que apresenta realmente o que ele é apenas. Além disso, as molecagens que Nicolau e os outros meninos fazem lembram de um tempo em que tudo era mais simples. Em que todo mundo brincava na rua, subia em árvores, etc. A inocência de Nicolau e de seus amigos cativa qualquer um que tente ver o filme, e vale muito a pena vê-lo.


http://www.youtube.com/watch?v=n0eO-JU0bdg