segunda-feira, 4 de julho de 2011

É hora de jogar: Dead Space

O survival horror, depois que foi criado para as gerações mais novas de gamers pelo Resident Evil sofreu uma expansão nunca vista antes. Fatal Frame, Silent Hill, Alone In The Dark, Amnesia, Obscure, Parasite Eve e várias outras séries surgiram. Algumas até mesmo fizeram bastante suceso em consoles da Nintendo, famosa por procurar se manter como uma produtora de consoles para a família.

Porém, na sétima geração de consoles (aos desavisados PS3, Nintendo Wii e XBOX 360) nenhum jogo de survival horror conseguiu causar a mesma comoção que Resident Evil e Silent Hill causaram anteriormente. As duas séries inclusive perderam adeptos. Silent Hill que sempre primou pelo error psicológico perdeu fãs quando sua história começou a apresentar incompatibilidades demais; Resident Evil se alterou tanto que hoje não assusta mais, sendo apenas mais um bom jogo de ação.


Foi nesse cenário que Dead Space surgiu. A história se passa no futuro, no século 25. A Terra foi esgotada em grande parte de seus recursos e nós, humanos, como boas pessoinhas, saímos como pragas pelo universo, atrás de novos locais de exploração.


No jogo você assume o controle de Isaac Clarke (homenagem a dois dos maiores escritores de ficção científica da história: Isaac Asimov e Arthur C. Clarke). E o que Isaac Clarke faz no futuro? Ele é um zelador espacial, A.K.A. engenheiro de manutenção.  No início você já é apresentado à história: a nave mais importante para exploração espacial, a U.S.G. Ishimura, perdeu contato e a ex-namorada de Clarke, à bordo desta espaçonave, mandou um pedido de S.O.S. 

Quando Clarke, junto de Kendra Daniels e Zach Hammond, chegam à Ishimura, o local está devastado: pessoas mortas, pedaços de corpos pelo chão, escritas com sangue na parede, etc. Clarke então omeça a procurar por Nicole, sua ex-namorada, e a trama se desenrola, envolvendo monstros, ciência e uma religião fictícia chamada Unitologia.



Porque o jogo fez tanto sucesso? Bom, primeiro porque ele não tem muito contra o que competir na verdade. Resident não assusta nem seu primo de 3 anos. Silent Hill continua tenso e atormentando psicologicamente, porém novos jogadores não dão uma chance à série pois a série de eferências entre os jogos passa a sensação de que eles deveriam ter jogado a série completa; e quando fazem isso descobrem muitas falhas e pontos nos quais a história não faz o menor sentido.

Outro ponto forte de Dead Space é que ele, desde o início, chega para a assustar e para causar terror. Prova disso?  A visão por cima do ombro do personagem faz com que a perspectiva da luta fique sempre próxima. Os inimigos não morrem por tiros na cabeça, etc. A meta é desmembrá-los!!! A história, no fim, se torna clichê, mas nada que atrapalhe a diversão. No momento que você pensa que a história desanda, algumas reviravoltas acontecem e novamente o jogo retoma o seu valor. A quem possa interessar, fica aqui o trailer:



Veredito? Vale muito a pena. Então, já que você já viu o trailer ali em cima, e provavelmente gostou, fica aqui o link para baixar (Clique aqui) e um vídeo spoiler, com as melhores cenas (inclusive as mortes).

domingo, 3 de julho de 2011

Abaixando o nível um pouquinho...

Zé Graça é foda (nas suas palavras MÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍTICO). E japoneses são bizarros. Então, no intuito de abaixar o nível do blog, coloco isso aqui!!!!


http://www.youtube.com/watch?v=diYsnvcod6Y&annotation_id=annotation_948031&feature=iv

Jogo para te impedir de trabalhar...

Bom, outra semana e desta vez preferi postar aqui não um jogo foda, ou clássico, etc. Apenas dois links para jogos que simplesmente sao viciantes, mas que na verdade não têm nada demais. O primeiro é um daqueles ouça a trilha, adivinhe o filme, desnho, serie, e perca seu tempo. 

(O link está direcionado para os desenhos longa metragem. Abaixo no site tem outras opções para o jogo)

O segundo é bem simples: vc tem algumas gemas, tres tipos de torres, e ladrões tentando roubar as gemas de você. Defenda-as.


Na próxima prometo que falo de um jogo mais denso, ou de uma série de jogos qualquer...