quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sexta-feira é dia de Rock! - The Yardbirds

Com certeza todos já ouviram falar em Jimmy Page e o Led Zeppelin. Também já ouviram falar em Eric Clapton. Muitos eu garanto, já ouviram falar em Jeff Beck.

Você já ouviu falar em The Yardbirds? Acredito que a maioria já ouviu sim. Pra quem não conhece, basta dizer que por essa magnífica banda passaram todos os nomes supracitados! Todos ao mesmo tempo? Não, claro que não. Mas não podemos negar a importância de uma banda que em sua história teve o privilégio de contar com tantos nomes de peso do rock.

A banda formada em 1963, foi uma das principais bandas de blues-rock da Inglaterra. O grande sucesso foi alcançado somente após a entrada de Clapton no grupo. Segundo próprio Clapton, eram cinco os integrantes que compunham o grupo: Keith Relf nos vocais e gaita, Cris Deja na Guitarra Base, Paul Samwell-smith no Baixo e Jim McCarty na Bateria.

Em 1965 Jeff Beck entrou para o Yardbirds no lugar de Eric Clapton. Dezoito meses depois ele também sairia, principalmente por problemas de saúde. Beck passou os anos seguintes tentando obter algum sucesso com sua The Jeff Beck Band. Embora os álbuns vendessem bem suas músicas não eram muito comerciais e só conseguiu reconhecimento com o grande público ao gravar em 1975 o álbum Blow by Blow em carreira solo.

Em recentes levantamentos sobre os melhores guitarristas do rock, Jeff Beck se destaca. Em pesquisa mundial realizada por uma rádio com uma série de críticos, foi considerado o 4º maior e mais influente guitarrista do rock. Na revista Rolling Stone ele está em 14º entre os 100 maiores guitarristas de todos os tempos.

O posto de Jeff Beck foi assumido nada mais nada menos por Jimmy Page. Esse monstro sagrado do rock entrou na banda e já chegou tomando conta da bagaça e assumiu a liderança do grupo. Foi uma fase sensacional do grupo que conseguiu chamar a atenção da crítica, porém não obteve grande sucesso comercial.

Com as divergências sobre os rumos a serem tomados, a banda se desfez em 1968. Porém para cumprir um contrato assinado antes do último concerto dos Yardbirds para a realização de concertos na Escandinávia, Page fundou o "The New Yardbirds".

O "The New Yardbirds", após alguns shows e a entrada de John Paul Jones, Robert Plant e John Bonham, se transformaria naquela que em minha humilde opinião seria a maior banda de rock de todos os tempos, o LED ZEPPELIN!












ABRAÇOS E XABLAU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário